IDIOMAS

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Brunna SurfistinhA



O filme "Bruna Surfistinha", que estreia sexta-feira (25) e conta a história da garota de programa que ficou famosa na internet, começa com imagens gravadas com uma webcam. Deborah Secco surge como a personagem-título adolescente, vestindo apenas uma camiseta e dançando de forma sensual para internautas. O vídeo prenuncia o que vem por aí: será uma das poucas vezes que veremos a atriz de roupa na tela nos próximos cem minutos.
Sim, as cenas de sexo são muitas e são ousadas. A protagonista aparece de frente, de costas, de pé, deitada, sempre a um passo do nu frontal, realizando toda sorte de taras de seus clientes, que são muitos. Porém, o erotismo se mistura ao drama em proporções iguais, e a direção de Marcus Baldini consegue provocar sem abrir mão do bom gosto, com cenas no início que até lembram o clássico "A bela da tarde", de Luís Buñuel.

Na trama, a protagonista Raquel - que mais tarde adota o codinome Bruna Surfistinha - é uma paulistana de classe média de 17 anos. Pressionada entre a incompreensão da família e a hostilidade dos colegas no colégio, ela decide fugir de seu confortável lar, com seu bichinho de pelúcia debaixo do braço, para buscar abrigo em uma casa de prostituição.


A atuação de Deborah Secco chama atenção por acompanhar cada nuance das transformações da personagem, dando profundidade a cenas que poderiam se perder na convencionalidade da direção ou na frieza das narrações em off, baseadas no livro "O doce ve

neno do escorpião", que inspirou o roteiro.

E aí parece estar o maior pecado do filme: manter-se fiel ao máximo não somente ao texto original, que intencionalmente glamouriza a história da ex-prostituta, mas também à própria Raquel Pacheco, a Surfistinha da vida real. Agradar essa musa parece ter sido a prioridade dos roteiristas, que, assim, acabaram deixando escapar a oportunidade de mergulhar mais fundo e de revelar ao público uma Bruna Surfistinha para além do já conhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário