IDIOMAS

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Reggae ! Pra quem Não conhece a sua Historia .

A Jamaica é pequenininha, mas seu coração é grande e já faz tempo que ela conquistou sua importância no mapa. Sua cultura nasceu do sincretismo, da mistura de povos, raças e cores. E foi desse mexe-mexe de aruaques, latinos, ingleses e africanos que surgiu o reggae.

O gênero, imortalizado na figura de Bob Marley, tem muitas influencias das músicas tradicionais africanas e caribenhas e também no blues americano, mas sua origem vem diretamente do ska e rocksteady que era produzido na pequena ilha na década de 60.

O ska, que por sua vez veio do mento, tinha uma batida constante e nervosa, com uma guitarra tchaka tchaka no tempo fraco, mais uma pitada de riffs jazzísticos nos metais. E foi neste ritmo que os Skatalites fizeram a cabeça dos jovens jamaicanos.

Aos poucos, a batida frenética do ska foi ficando mais devagar e essa desaceleração do tempo deu origem ao rocksteady, que chegou falando sobre a realidade dos guetos, o amor, e pela primeira vez, colocou o rastafarianismo em pauta na música.

Música do rei Foi aí que o reggae apareceu. Ainda mais lento que o rocksteady, o ritmo surgiu como uma síntese de tudo que estava sendo produzido na cultura jamaicana naquela época. E com ele vieram letras simples, que falavam do rastafarianismo, do cotidiano, do amor mas também tinham uma preocupação política.

Não se sabe ao certo da onde veio o nome reggae, alguns dizem que é uma onomatopéia do próprio ritmo, outros que era o nome de uma dança já conhecida na ilha, também há versões que afirmam que a palavra nasceu de um termo espanhol que significa “música do rei”. O termo, no entanto, ficou conhecido em 1968, depois que o grupo Toots & The Maytals gravou a música ‘Do The Reggay’.

O estilo do reggae foi definido por Lee "Scratch" Perry, líder do The Uppsetters, que se libertou dos padrões e começou a usar o seu baixo oscilante para marcar o ritmo ao invés de apenas harmonizar as canções. E ele ganhou as paradas de sucesso da Europa, dos Estados Unidos e do resto do mundo, no início dos anos 70, na voz de Eric Clapton com a clássica ‘I Shot the Sherif’, do ícone Bob Marley.

Mas antes disso já havia se espalhado pela pequena ilha no mar do Caribe. Em 1963, Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailers fundaram a banda The Wailers, que mais tarde seria conhecida mundialmente por ter acompanhado a transformação do ska em reggae. Outros nomes que ajudaram a eternizar o reggae e levá-lo para todo o mundo foram Jimmy Cliff, Prince Buster, Desmond Dekker e Jackie Mittoo.

Na terra do samba O Brasil ouviu o reggae pela primeira vez nos fim dos anos 60, quando Jimmy Cliff veio se apresentar em um dos Festivais Internacionais da Canção. Mas foi Gilberto Gil o primeiro a experimentar o ritmo, no compacto ‘Não chores mais’, uma versão de ‘Woman No Cry’, de Marley, que chegou a se apresentar no país um tempo depois e prometeu que voltaria.

A música jamaicana já estava fazendo a cabeça dos jovens brasileiros, principalmente nas regiões do norte e nordeste, no Pará, Maranhão e na Bahia, e também no eixo Rio-São Paulo. Nesse meio tempo a notícia da morte de Bob Marley chegou e muitos consideraram aquele o fim do reggae.

E foi difícil convencer as gravadoras e os meios de comunicação do contrário, mas aos poucos, o ritmo foi deixando o underground e voltando ao mainstream, com o surgimento de novas bandas e programas de TV e rádio mais abertos ao tchaka tchaka da Jamaica.

Hoje em dia, o reggae tem o um público cativo no Brasil, que só vem crescendo. E para celebrar esse 3 de julho, nada melhor do que “emancipate yourselfs from mental slavery...”. Arrasa, Bob

Escrito por Mariana Caldas.

Fonte: http://mtv.uol.com.br/musica/saiba-um-pouco-sobre-a-historia-do-reggae

Nenhum comentário:

Postar um comentário