E para uma temporada de referências e estilos múltiplos em ascendência, a quantidade de opções de sapatos que se destacam como tendência também é grande; chegando modelos em cores e materiais diversos para agradar e atender às exigências particulares de cada um. Entre as opções, os sapatos bicolores foram frequentes, tendo nas produções da grife Emporio Armani um de seus momentos mais marcantes nos lançamentos europeus. Em formas esportivas, a elegância e sobriedade dos contrastes clássicos entre preto e branco caracterizam esses sapatos que depois de ser eleito um dos preferidos do público feminino, pode reconquistar espaço também entre as preferências dos homens nessas próximas estações.

Contruídos, em geral, em couro os calçados masculinos do inverno 2012 chegam lustrosos e dando um toque de maturidade e sofisticação aos looks; contudo, versões que mantém as formas de sapatos, mas carregam uma estética mais leve, simples e democrática trazem na aplicaçao da camurça o seu ponto alto e diferencial. Com um apelo, vez ou outra, um tanto desgastado; esse tecido segue em alta para o footwear dessa temporada sendo proposta – entre outras – presente nos visuais lançados pela Missoni, Giorgio Armani e, novamente, por Roberto Cavalli.

Para os dias de frio intenso, chuva ou para quem dispensa a sobriedade dos clássicos sapatos, as botaschegam como vedetes também para a moda calçados masculina do inverno 2012. Em couro e, geralmente, com cano médio as botas chegam tanto em versões mais tradicionais, quanto com aplicações ousadas de peles, pêlos e sobreposições; como vimos especialmente no desfile de John Galliano. As marcas Billtornade, Kris van Asche, Lanvin, Maison Martin Margiela e a Burberry trouxeram as botas médias como principais apostas para os pés de seus homens, investindo em tonalidades neutras que passam pelo preto, marrom, cinza, grafite, bege e caramelo para colorir esses calçados.
![]() | |
![]() | ![]() |
A Burberry Prorsum, contudo, além das botas e das próprias roupas da coleção, têm nas galochas e nos mocassins de visual plastificado destaques dessa nova proposta. As solas amplas, em branco ou marrom, são pontos que se sobressaem nesses artigos, os quais chegam com bico tão arredondado quanto àqueles presentes nos calçados da Dolce & Gabbana.

Por fim, em um visual mais forte com identidade extremamente áspera e viril, os coturnos – frequentemente associados à uma imagem rocker ou rebelde – também têm vez entre as sugestões européias, trazendo em um apelo militar o complemento ideal para as produções lançadas tanto na coleção essencialmente despojada da Balmain, quanto nas versões mais trabalhadas e conceituais da Sonzio, Trussardi e Alexander McQueen.
Assim, entre sapatos com um visual mais social, atualizações para o modelo Oxford, toques de cor, superfícies amaciadas, botas de cano médio ou alto e os pesados coturnos; as tendências para os calçados masculinos para o outono inverno 2012 lançadas em Paris e Milão chegam bastante amplas, garantindo com isso boas e modernas opções para todos os tipos de homens e ocasiões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário