IDIOMAS

domingo, 7 de agosto de 2011

Recife está construindo uma Cidade para a COPA 2014!


Recife quer construir uma nova infraestrutura esportiva para receber a Copa. O projeto Cidade da Copa é um empreendimento ambicioso, que será implantado nos limites de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Segundo o Comitê Pernambuco na Copa, o projeto busca juntamente com um estádio promover uma operação urbana numa área de expansão, agregando uma estação de metrô e terminal integrado de passageiros nas proximidades, o que assegura maior acessibilidade aos jogos. Embora o nome do projetista e do empreendedor ainda sejam sigilosos, sabe-se que a operação está sendo organizada por um grande grupo construtor da Bahia.
A cidade do Recife tem tradição e potencial esportivo e poderá viabilizar economicamente – em termos privados – o empreendimento, desde que o empreendedor consiga convencer os principais times (Sport e Náutico) a realização dos jogos no novo estádio e não nos seus próprios. Em favor dessa alternativa há uma regra em gestação na CBF que, se for aprovada, obrigará a realização dos jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil em estádios padrão Fifa, após 2014.

Além da arena que vai sediar as partidas, o empreendimento promete toda a infraestrutura de uma cidade, para receber turistas e novos moradores. Será construído um novo hospital público e junto a ele moradias para os servidores públicos. Uma escola técnica, vinculada a universidade federal, também será instalada a fim de atrair estudantes e novas tecnologias. O projeto engloba critérios de sustentabilidade energética e carbono zero.

O projeto é viável e potencializaria o futebol pernambucano. Por exemplo, o jogo da Ilha do Retiro, de 12 de maio de 2009, entre Sport e Palmeiras, reuniu
28.487 pagantes, com uma renda de R$ 946.690,00, o que resulta um ingresso médio de R$ 33,23. Com um estádio maior, seria possível acolher mais espectadores, oferecendo preços mais acessíveis e, mesmo assim, obter maior renda.

A Região Metropolitana do Recife compreende, além da capital, 14 cidades do Grande Recife, como Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, abrigando quase 4 milhões de pessoas.

Marcos de Sousa, Larissa Haack

Nenhum comentário:

Postar um comentário